Página 1 de 1
[Off-Topic] O maior acidente radioativo já ocorrido no Brasil
Enviado: Sáb Fev 01, 2020 7:19 pm
por Livw
Olá galerinha do fórum, andei olhando umas notícias, e achei interessante esse assunto, então hoje trarei mais simplificado para vocês
☢ Em setembro de 1987, dois catadores de lixo na cidade de Goiânia entraram em uma clínica abandonada,e encontraram uma máquina ali dentro e desmontaram.
☢ Mal sabiam eles que causaram o que já foi considerado o pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl, em 1986, e o maior acidente radioativo da história FORA DE UMA INSTALAÇÃO NUCLEAR.
☢ O desastre fez centenas de vítimas, todas contaminadas por meio de radiações emitidas por uma única cápsula que continha césio-137.
☢ Dois catadores de lixo e a sua falta de informação foram fatores que deram espaço ao ocorrido. Ao vasculharem as antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia, no centro de Goiânia, os homens se depararam com um aparelho de radioterapia abandonado e tiveram a ideia de levarem a máquina com a ajuda de um carrinho de mão. E levaram até a casa de um deles.
☢ O maior interesse dos homens era o lucro que seria obtido com a venda das partes de metal e chumbo do aparelho para ferros-velhos da cidade. Não tinham a menor noção do que era aquela máquina e o que havia em seu interior. A retirada das peças de seu interesse, levou cerca de 5 dias, e venderam o que sobrou para o dono de um ferro-velho.
☢ O dono do estabelecimento era Devair Alves Ferreira, que, ao desmontar a máquina, expôs ao ambiente 19,26 g de cloreto de césio-137 (CsCl), um pó branco parecido com sal de cozinha que, no escuro, brilha com uma coloração azul.
☢ Ele se encantou com o brilho azul emitido pela substância e resolveu exibir o achado a seus familiares, amigos e parte da vizinhança. Todos acreditavam estar diante de algo sobrenatural e alguns até levaram amostras para casa. A exibição do pó azul ocorreu durante quatro dias, e a área de risco aumentou, pois parte do equipamento de radioterapia também foi para outro ferro-velho, espalhando ainda mais o material radioativo.
☢ Algumas horas após, surgiram vítimas com os primeiros sintomas. Como ninguém imaginava o que estava acontecendo, tais foram medicados como portadores de uma doença contagiosa. Passou dias até que foi descoberta a possibilidade de se tratar de sintomas de uma Síndrome Aguda de Radiação.
☢ Em 29 de setembro de 1987, A esposa do dono do ferro-velho levou parte da máquina de radioterapia até a sede da Vigilância Sanitária,e que foi possível identificar os sintomas como sendo de contaminação radioativa.
☢ Os médicos que receberam o equipamento solicitaram a presença de um físico nuclear para avaliar o acidente. Foi então que o físico Valter Mendes, de Goiânia, constatou que havia índices de radiação na Rua 57, do Setor Aeroporto, bem como nas suas imediações. Diante de tais evidências e do perigo que elas representavam, ele acionou imediatamente a Comissão Nacional Nuclear (CNEN).
☢ Pessoas morreram vítimas da contaminação com o material radioativo, entre eles funcionários que realizaram a limpeza do local. O trabalho de descontaminação dos locais atingidos não foi fácil. A retirada de todo o material contaminado com o césio-137 rendeu cerca de 6000 toneladas de lixo (roupas, utensílios, materiais de construção etc.). Tal lixo radioativo encontra-se confinado em 1.200 caixas, 2.900 tambores e 14 contêineres em um depósito construído na cidade de Abadia de Goiás, onde deve ficar por aproximadamente 600 anos.
E foi isso, desculpa pela informação meio grande, pois me empolguei muito fazendo esse tópico 
Re: [Off-Topic] O maior acidente radioativo já ocorrido no Brasil
Enviado: Sáb Fev 01, 2020 11:37 pm
por guiihzx
Muito interessante, eu mesmo já aprendi sobre esse assunto do cesio-137 nos meus tempos de escola e ele é muito importante porque afetou várias pessoas no Brasil. Parabéns pelo tópico!
Re: [Off-Topic] O maior acidente radioativo já ocorrido no Brasil
Enviado: Dom Fev 02, 2020 3:38 am
por Troid
Ja assisti inúmeros documentários sobre o assunto das usinas nucleares e de radioatividade. ótimo tópico! Nao podemos esquecer que um acidente radioativo ja ocorreu no Brasil com o Césio 137, em Goiânia